Os Metallica voltaram a Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, e fecharam o primeiro dia do festival Alive! 09, em Algés, perante cerca de 40 mil pessoas. James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Rob Trujillo demonstraram todo o seu profissionalismo em duas horas de concerto, com a novidade "Death Magnetic" na bagagem.
Ao todo, os Metallica interpretaram quatro músicas do último álbum e demonstraram que estas funcionam na perfeição ao vivo, juntamente com os temas mais antigos. Assim, "Broken, Beat and Scarred", "Cyanide", "All Nightmare Long" e "The Day That Never Comes" mostram que os norte-americanos ainda sabem ser pesados, e ouvir as novas músicas ao vivo é uma lufada de ar fresco, depois da péssima produção a que "Death Magnetic" foi sujeito.
Depois, o setlist foi um desfilar do passado da banda, de "Kill'em All" ao Black Álbum, sem esquecer "Garage Inc.". Os Metallica conhecem bem os seus fãs e, por isso, continuam a 'passar por cima' de álbuns como "Load", "Reload" e "St. Anger" nas últimas tournées.
Como é habitual, a entrada da banda é precedida de "Ecstasy of Gold", da banda sonora de "O Bom, o Mau e o Vilão", cuja melodia é entoada pelos milhares de metaleiros que se deslocaram ao recinto. "Blackened" abriu as 'hostilidades', seguido de "For Whom The Bell Tolls", "Holier Than Thou" e "Leper Messiah". Por esta altura, aqueles que presenciam um concerto dos Metallica pela primeira vez, já tiveram oportunidade de conhecer o som e a energia da banda em palco.
A comunicação de Hetfield com o público é frequente, embora o discurso seja o mesmo de há muitos anos. "How does it feel to be alive?", "Metallica is with you" e "We love Lisboa" são algumas das frases que já nos habituámos a ouvir.
"Fade to Black", "Sad But True", "One", "Master of Puppets" e "Fight Fire With Fire", intercaladas com os novos temas, fazem as delícias dos fãs. Afinal, e após uma fase difícil na carreira, os Metallica continuam a demonstrar que a sua grande força reside nos espectáculos ao vivo, com um profissionalismo que explica porque continuam a arrastar multidões por onde passam.
Só quase ao fim de hora e meia de concerto é que os veteranos abrandaram, com a inevitável "Nothing Else Matters", cantada 'a meias' entre Hetfield e o público. Logo de seguida veio "Enter Sandman", com alguma pirotecnia à mistura, antes de a banda fazer o primeiro e único encore da noite.
E que encore os Metallica reservaram para o público português: "Die, Die My Darling" (cover de Misfits), "Whiplash" e "Seek & Destroy"! Um final em beleza para um dia recheado de emoções. No final, entre os habituais agradecimentos, Lars Ulrich ressalvou o terceiro concerto de Metallica em solo nacional em três anos e prometeu que a banda voltará em breve.
Dia de mosh no Alive! 09
A tarde no primeiro dia do Alive! 09, dedicado ao heavy metal, começou cedo com os portugueses Ramp. Mais uma vez a terem a 'honra' de abrirem o dia de Metallica, uma das influências da banda da margem Sul do Tejo, os Ramp tocaram durante trinta minutos. Depois seguiram-se os Mastodon e os Lamb of God, com o recinto a ficar cada vez mais composto de público.
Ao cair da tarde, os Machine Head proporcionaram um dos melhores espectáculos do dia. Depois de em 2008 terem passado pelo Rock in Rio (numa boa actuação, que ficou prejudicada pela má qualidade do som), este ano a banda liderada por Rob Flynn voltou a abrir os maiores circle pits, devido aos seus riffs contagiantes e poderosos. Desta vez, o som estava bom e isso repercutiu-se na resposta do público, que entoou clássicos como "Old", Davidian" ou a mais recente "Halo".
Antes da banda mais esperada da noite, subiram ao palco os Slipknot. Com muitos fãs, e talvez os mais jovens, tal era a quantidade de t-shirts que se viam dos 'mascarados' norte-americanos. Muitos saltos e mosh acompanharam a actuação dos Slipknot, que conseguiram 'aquecer' o público, se é que não estava já 'quente', antes de darem lugar aos Metallica.
Setlist de Metallica no Alive! 09
Blackened
For Whom The Bell Tolls
Holier Than Thou
Leper Messiah
Fade to Black
Broken, Beat and Scarred
Cyanide
Sad But True
One
All Nightmare Long
The Day That Never Comes
Master of Puppets
Fight Fire With Fire
Nothing Else Matters
Enter Sandman
Encore:
Die, Die My Darling
Whiplash
Seek & Destroy