Apesar de "Death Magnetic" ter sido lançado há menos de cinco meses, os Metallica já começaram a trabalhar no seu sucessor. O baixista Robert Trujillo, em entrevista ao site Live Daily, disse que os integrantes do grupo já estão a pensar em novas canções. "Já estamos brincando com novos riffs e ideias. Essa é uma das coisas boas desta banda: não há escassez de ideias musicais. Acho que ainda temos que criar músicas interessantes e ficarmos melhores ainda. Isso é divertido", afirmou.
O baixista, na mesma entrevista, também afirmou que adora a oportunidade de substituir Cliff Burton, e dissecar as suas partes no baixo. Entretanto, Trujillo confirmou que, há cinco anos, esse trabalho não era dos mais fáceis. "Foi muito difícil. Algumas vezes, a banda decidia que ia tocar uma música diferente 45 minutos antes do show. E eu pensava: 'Meu Deus!' Eu sempre estava com o meu 'Discman' a postos", revelou.
Hoje, as coisas parecem ter ficado mais simples. "Eu adoro tentar tocar as partes de Cliff Burton, e mergulhar no material de 'Ride The Lightning', e, obviamente, de 'Master Of Puppets'. Foi uma grande honra ter tocado na digressão de reunião que comemorou os 20 anos da banda, e dissecar todas as partes de baixo e de guitarra. Até mesmo Kirk Hammett e James Hetfield tiveram que reaprender algumas músicas. Foi muito bom."
No momento, os Metallica estão a fazer uma grande digressão pelos Estados Unidos, para divulgar o álbum "Death Magnetic".